segunda-feira, 21 de junho de 2010

CRONOLOGIA DA FABRICAÇÃO DE VEICULOS

Ano--------------Eventos

1950 No mês de novembro, chegam ao Brasil os 30 primeiros VW.
1953 Em um galpão alugado em São Paulo, começa a montagem do VW 1200
1956 Inicia-se a construção da primeira fábrica no Km 23,5 da Via Anchieta em São Bernardo do Campo - SP. De 1953 a 1956 são montados 2.268 unidades com peças trazidas da Alemanha.
1957 No mês de setembro inicia-se a produção do primeiro veículo fabricado pela VW no Brasil, a Kombi.
1959 No dia 3 de janeiro inicia-se a fabricação do VW Sedan 1200. A fábrica é inaugurada oficialmente no dia 18 de novembro.
1962 O Fusca lidera as vendas no mercado brasileiro com mais de 31 mil unidades. Tem inicio a fabricação do Karmann Ghia (tipo 14).
1967 Em 4 de julho a produção total chega a 500 mil veículos fabricados. O motor 1200 é trocado pelo 1300 e o vidro traseiro se torna 20% maior. Inicia-se a produção do Puma com mecânica VW 1500.
1968 Em dezembro é lançado o VW 1600 quatro portas (Zé do Caixão). O Fusca passa a utilizar sistema elétrico de 12 volts.
1969 Aparece o VW 1600 Variant.
1970 Aparece o VW Sedan 1500 (Fuscão), com faróis traseiros um pouco maiores e tampa do motor com aberturas para ventilação. No final do ano surge o VW TL 1600. Aparece o novo Karmann Ghia TC.
1971 É encerrada a fabricação do VW 1600 (zé do caixão), depois de 24.475 unidades produzidas.
1972 A produção do fusca alcança 1 milhão de unidades produzidas. Em junho aparece o esportivo SP-1 (65cv), SP-2 (75cv). É encerrada a produção do Karmann Ghia (tipo 14).
1973 Neste ano são vendidas 224 mil unidades, representando 40% de todas as vendas de veículos no Brasi. Surge a Brasilia.
1974 Surge o VW 1600 (Super Fuscão). A VW é recordista em vendas com 237.323 vendidas em um ano. Em setembro é iniciada a fabricação do VW Passat 1500.
1975 É encerrada a produção do Karmann Ghia TC. A Puma adota o chassis da Brasília.
1976 A produção do Fusca chega a 2 milhões. Surge o Passat TS 1600. Em fevereiro o SP-2 deixa de ser produzido (total fabricado: 10.205 unidades, sendo 88 unidades do SP-1). A TL também deixa de ser produzida (total fabricado: 109.313 unidades)
1977 A Variant deixa de ser produzida. É lançada a Variant II, com suspensão dianteira McPherson.
1979 São utilizadas luzes traseiras circulares grandes (no fusca) e é introduzido o motor a álcool (fusca, Brasília).
1980 No mês de maio é lançado o Gol 1300, com motor dianteiro refrigerado a ar e tração dianteira. A Variant II é retirada de linha (total de unidades produzidas: 41.002).
1981 Surge o Voyage, com motor dianteiro refrigerado a água, derivado do Passat e o Gol adota também o motor 1600 a ar.
1982 Em março é suspensa a fabricação da Brasilia (cerca de 1 milhão de unidades fabricadas em 9 anos). Aparecem os modelos derivados do Gol (Parati e Saveiro). O VW adota oficialmente o nome FUSCA para os veículos que até então já vinham sendo chamados de "fusca".
1985 Começa a produção do VW Santana. Fusca recebe novo motor a álcool de dupla carburação.
1986 Em 31 de outubro é produzido o último fusca, o de número 3.321.251 desde 1959.
1987 É criada a Autolatina, uma joint-venture entre a VW e Ford. Aparecerem VW com motor Ford e Ford com motor VW.
1988 Chega ao fim a produção do Passat (mais de 800.000 unidades produzidas).
1993 No dia 23 de agosto é reiniciada a fabricação do Fusca. O então presidente do Brasil, Itamar Franco, interessado em gerar mais empregos e produzir um automóvel popular, incentivou a VW do Brasil.
1994 Depois do fracasso, chega ao fim a Autolatina (Ford e VW se "separam")
1996 No dia 11 de julho, depois de apenas 47.700 unidades produzidas, o Fusca deixa de ser novamente produzido. O total de fuscas produzidos no Brasil chegou a 3.367.390 unidades.

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